Bolinho Cetogênico – na sua versão salgada! - Daniela Alves
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Bolinho Cetogênico – na sua versão salgada!

Aquele bolinho de coco cetogênico que todo mundo que já deu um Google em receitas cetogênicas ou Low Carb já conhece e que o Dr. José Carlos Souto postou pela primeira vez em setembro de 2013 aqui e eu já postei uma vez em aqui.

Lembrando aqui, que a Dieta Cetogênica é uma das abordagens dietéticas terapêuticas em Medicina Funcional e apenas deve ser realizada com supervisão profissional e que pode precisar de algumas suplementações de microelementos quando realizada por um tempo maior que 15 dias.

O repost do bolinho aqui tem dois objetivos:

  • A gente precisa se virar com os ingredientes que tem em casa – no caso, substitui a nata pelo queijo cottage, parmesão e óleo de coco;
  • O paladar muda com o passar no tempo – no caso, a pessoa aqui não vivia sem doce de leite em 2010;

Até 2013, eu usaria o adoçante. Hoje em dia, além de não usar nada para adoçar, ainda ponho uma pitada de sal.

Fazia tempo que eu não fazia o meu e hoje não deu tempo de ir ao supermercado e como não tinha nata em casa, troquei por uma colher de sopa bem cheia de queijo cottage e uma colher de sopa de óleo de coco. Acrescentei uma colher de sopa rasa de queijo parmesão ralado só para dar um gostinho.

Segue a receita:

  • Um ovo
  • Uma colher de sopa bem cheia de queijo cottage
  • Uma colher de sopa rasa de queijo parmesão
  • Uma colher de sopa de óleo de coco
  • 50 gramas de coco ralado
  • Uma colher de café de fermento
  • Uma pitada de sal

Levar 02:30 minutos no micro-ondas - que não é o jeito mais saudável de se preparar nada, muito menos no dia-a-dia, mas quebra um galho ocasional. Existem outras variações da receita para forno convencional, que eu nunca fiz, mas minha irmã com muito mais vocação para cozinha já fez e fica uma delícia!