Cansado? Pode ser falta de Vitamina B12! - Daniela Alves
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Cansado? Pode ser falta de Vitamina B12!

A Medicina Funcional tem sempre como base de qualquer tratamento o correto balanço de macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas) e microelementos (vitaminas hidrossolúveis, vitamina lipossolúveis e minerais), além do correto consumo de fibras solúveis, insolúveis e água.

A Vitamina B12 (cianocobalamina) é uma das vitaminas do complexo B (hidrossolúvel) e tem seu papel biológico associado principalmente à produção de hemácias do sangue (células vermelhas), mas tem ainda diversas funções como cofator importante de várias reações bioquímicas no nosso corpo, principalmente do sistema nervoso, no sistema imune e na regeneração celular.

A deficiência de B12 pode ser facilmente identificada a partir de um simples exame de sangue. 

Alguns indivíduos tem risco maior de deficiência, como por exemplo veganos (as principais fontes vêm de alimentos de origem animal), pacientes com gastrite atrófica ou naqueles que fazem uso crônico de Bloqueadores de Bomba de Protons (entre os mais conhecidos está o Omeprazol) e em uso crônico de Metformina (medicação para tratamento de Diabetes ou de Síndrome do Ovário Policístico).

Fontes alimentares de B12 mais abundantes são as vísceras (fígado, por exemplo), carne vermelha e crustáceos.

Os principais sintomas de deficiência de B12 são:

  • Fraqueza e cansaço crônico;
  • Falta de concentração;
  • Formigamento nas mãos ou pés;
  • Alterações do hábito intestinal, seja diarréia ou constipação;
  • Problemas de memória;
  • Anemia;

Se você tem algum desses sintomas, procure seu médico. O diagnóstico é simples, assim como o tratamento.

Se você não é vegano, discuta com seu médico quais os alimentos e em que quantidade são o suficientes por dia para manter seus níveis de B12 dentro do normal.

Se você é vegano, talvez precise de suplementação de maneira continua ou intermitente.