Conheça a importância do butirato para a nossa saúde intestinal. - Daniela Alves
Falta de energia, cansaço, fadiga? Entenda o motivo.
2 de agosto de 2018
Conheça a Dra. Daniela Salvador Alves
6 de novembro de 2018

Conheça a importância do butirato para a nossa saúde intestinal.

Já ouviu falar em butirato? Ele tem muita relação com a sua saúde intestinal!

O butirato é um dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que a microbiota intestinal sintetiza quando quebra os carboidratos não digeridos, como fibra alimentar e amidos resistentes.

Os três principais AGCC metabolizados pelas bactérias probióticas são acetato 60%, propionato 25% e butirato 15%. Embora seja o terceiro SCFA mais produzido, é um dos mais importantes.

O butirato é a principal fonte de energia dos enterócitos (célula epitelial encontrada no cólon) e ajuda a manter a saúde da mucosa do nosso intestino grosso. Ainda é função dos SCFA: regulação gênica, diferenciação celular, modulação imunológica, motilidade intestinal, controle do trânsito intestinal (diarreia/constipação) e atua como um agente anti-inflamatório no cólon e nos adipócitos.

 

A manteiga é uma das melhores fontes de butirato.

Os animais criados livres e alimentados com capim tendem a produzir uma manteiga mais nutritiva (orgânica) com uma melhor relação entre ácidos graxos insaturados e saturados. Manteigas orgânicas também têm um melhor perfil de ácidos graxos essenciais, com mais ácidos graxos ômega-3 em comparação com as manteigas convencionais.

A manteiga contém pequenas quantidades das vitaminas lipossolúveis essenciais, incluindo as vitaminas A, D, E e K2.

Cerca de 90% do nosso sistema imunológico está localizado no nosso intestino e o grau de permeabilidade intestinal define o curso de várias doenças crônicas.

 

Em Medicina Funcional dois módulos são focados nesse objetivo: APM GI (gastrointestinal) e APM Immune (imunologia) e muito se tem falado em “leaky gut”, que nada mais é do que o intestino deixando sair substâncias tóxicas e bactérias do seu interior para a corrente sanguínea.

Manter uma alimentação saudável e focar na saúde intestinal (probióticos, prebióticos e ácido graxos) é uma das melhores escolhas que podemos fazer pela nossa saúde!

×

Olá!

Clique aqui para tirar suas dúvidas por WhatsApp ou envie um e-mail para contato@danielasalvadoralves.com.br

× Como posso te ajudar?