Excesso de peso? Porque atividade física é importante? - Daniela Alves
Humor Deprimido? Vale a pena checar os níveis de Vitamina D!
12 de fevereiro de 2019
Conceito de Medicina Integrativa conforme fundamentada pelo Dr. Andrew Weil
25 de fevereiro de 2019

Excesso de peso? Porque atividade física é importante?

Atividade física é um dos pilares para uma boa saúde.

Uma questão que é recorrente no dia-a-dia do consultório é se a atividade física é importante para a perda de peso e qual melhor tipo de exercício para emagrecer, uma vez que a obesidade também é um fator importante que aumenta a incidência de várias doenças.

Em primeiro lugar, é importante caracterizar que atividade física regular é um fator central na promoção de saúde e longevidade, e não deve ser encarado com objetivo puramente específico (como no exemplo, emagrecer). Em segundo lugar, ter uma alimentação saudável ainda é considerado o fator mais importante para a perda de peso.

Mas se você é sedentário e quer emagrecer, três respostas podem te ajudar:

  1. Qual exercício físico lhe agrada?
  2. Em grupo ou individual?
  3. Em local fechado ou ao ar livre?

Respondidas as 3 perguntas, outra coisa fundamental: regularidade! Quem é sedentário não precisa ir de 8 a 80 num primeiro momento, separe 15 minutos por dia, três vezes por semana e parta daí.

Exercícios aeróbicos leves e de duração reduzida não apresentam em estudos impactos significativos no peso – ou seja, uma caminhadinha leve, de 30 a 60 minutos, 3x por semana, produzirão resultados muito modestos. Mas devem ser considerados para apenas sair do sedentarismo.

O exercício resistido (musculação, crossfit e funcional) demonstrou em diversos ensaios clínicos um aumento de massa magra (massa muscular), aumento da taxa metabólica basal e redução do percentual de gordura.

Uma boa recomendação se você vem brigando com a balança e precisa perder uns quilinhos é o HIIT (high intensity interval trainning ou treino intervalado de alta intensidade) onde o tempo da atividade física é menor (sessões de 20 minutos por dia por exemplo) e são intercalados exercícios de alta intensidade e de baixa intensidade.

Mas lembre-se sempre, independente do seu peso:

  1. Atividade física é um dos pilares para uma boa saúde;
  2. O Sedentarismo é o novo tabagismo em termos de fator isolado que leva à várias doenças;
  3. Busque sempre orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física e tenha um bom profissional de educação física para lhe orientar no dia-a-dia.

Bons treinos!