Índice Glicêmico e Carga Glicêmica - Daniela Alves
O que é Dieta Low Carb?
27 de fevereiro de 2017
Como organizar informações
17 de abril de 2017

Índice Glicêmico e Carga Glicêmica

O índice glicêmico (IG) de um alimento é uma classificação de carboidratos em uma escala de 0 a 100 (em comparação com o açúcar ou o pão de trigo) de acordo com a medida em que eles elevam os níveis de açúcar no sangue depois de ingeridos. É um valor atribuído aos alimentos com base em quão lentamente ou quão rapidamente eles causam aumentos nos níveis de glicose no sangue. Os alimentos com baixo IG tendem a liberar glicose de forma lenta e constante, alimentos com IG elevados liberam glicose rapidamente.

O IG não diz o quanto a sua glicemia irá subir se você realmente comer tal alimento, por que isso depende da quantidade de carboidratos que tem em cada porção de alimento e quantas porções de tal alimento você irá consumir.

Para entender o efeito completo de um alimento sobre a glicemia, você precisa saber tanto a rapidez com que o alimento faz a glicose entrar no sangue quanto a quantidade de glicose que irá entrar.

Aqui entra a carga glicêmica (CG) que é determinada pela multiplicação de gramas de carboidrato em uma porção pelo índice glicêmico, dividindo então por 100.

Baixa Carga Glicêmica – até 10

Média Carga Glicêmica – 11 a 19

Alta Carga Glicêmica – acima de 20

Então, não precisamos apenas saber o IG de um alimento, mas precisamos saber a CG da quantidade total que vamos consumir, para assim sabermos o impacto daquela elevação de glicemia no nosso organismo.

Quanto menor, melhor.

Quanto menor, mais lentamente e com menos intensidade aquela carga de carboidrato vai afetar a sua glicemia.

 

Na minha opinião, a melhor página para encontrar o IG (Índice Glicêmico) e a CG (Carga Glicêmica) de cada alimento é http://www.glycemicindex.com.

No canto inferior esquerdo da página tem um retângulo azul, ali você pode procurar os alimentos pelo nome, pelo IG ou pela CG. Tem que saber o nome dos alimentos em Inglês, mas para isso o https://translate.google.com.br está aí para facilitar a vida de todo mundo.

Boa pesquisa!