Insônia e bebida alcoólica, combinam? - Daniela Alves
Conceito de Medicina Integrativa conforme fundamentada pelo Dr. Andrew Weil
25 de fevereiro de 2019
Saúde mental. O que a Medicina Integrativa pode fazer por você
11 de março de 2019

Insônia e bebida alcoólica, combinam?

O consumo de alguma bebida alcoólica antes de dormir pode ajudar a relaxar?

Sono (e o tratamento correto da insônia), assim como alimentação saudável e atividade física é um dos 3 pilares da Medicina Funcional.

Algumas perguntas que devemos nos fazer com frequência:

  • Meu sono é reparador?
  • Acordo bem-disposto, com a sensação de que dormi o suficiente?
  • Estou descansado ao amanhecer?

Um sono reparador significa que aconteceram as corretas transições entre as diversas fases do sono não REM (Rapid Eyes Movement, de 1 a 4) e o sono REM.

As perturbações na quantidade e qualidade dessas fases caracterizam um sono ruim, que pode se manifestar com sonolência diurna, cansaço, dor muscular e dificuldade de memória.

Uma grande maioria das pessoas que tem insônia, acredita que fazer o consumo de alguma bebida alcoólica antes de dormir pode ajudar a relaxar e assim contribuir com início do sono.

Mas será que é uma boa ideia?

Um estudo publicado no JMIR Mental Health mostrou que consumir álcool antes de dormir pode prejudicar em até 40% a percepção de sono reparador. Isso ocorre porque o álcool acelera a passagem das primeiras fases do sono, importantes para o processo como um todo. Segundo o estudo, a ingestão de baixa quantidade de álcool influencia em torno de 10% na qualidade do sono, uma ingestão moderada em 24% e a ingestão de quantidades mais altas em até 40%.

Um outro problema que pode acontecer, já que o álcool interfere na secreção do ADH (Hormônio Antidiurético), são os possíveis despertares durante a noite para urinar. O álcool também pode intensificar problemas como ronco, insônia e apneia.

Logo, se você é adepto de bebidas alcoólicas porque acredita que vai ter uma boa noite de sono, vale a pena reavaliar a ideia. Vale inclusive checar se devido a uma insônia recorrente, você não está aumentando a quantidade de álcool ingerida na esperança de uma sonolência maior, quando na verdade o efeito é o contrário.

Referências:
Acute Effect of Alcohol Intake on Cardiovascular Autonomic Regulation During the First Hours of Sleep in a Large Real-World Sample of Finnish Employees: Observational Study
Pietilä J, Helander E, Korhonen I, Myllymäki T, Kujala UM, Lindholm H
JMIR Ment Health 2018;5(1):e23



×

Olá!

Clique aqui para tirar suas dúvidas por WhatsApp ou envie um e-mail para contato@danielasalvadoralves.com.br

× Como posso te ajudar?