Lanches low carb - O que posso comer? - Daniela Alves
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Lanches low carb – O que posso comer?

Sempre que um paciente está fazendo a transição da alimentação ocidental padrão para a abordagem alimentar low carb, uma das primeiras perguntas que ouço é: "Mas o que posso comer nos lanches?". A resposta é bem mais simples do que se imagina - não existe a necessidade de lanches!

A fome vai estar controlada devido o reajuste das proporções de macronutrientes, logo não existe obrigatoriedade de lanches.

Mas às vezes, pelo hábito de uma vida ou pelo medo de sentir fome, vem a pergunta: "Mas e se eu quiser fazer um lanchinho? “.

Nesse caso, as oleaginosas são grandes aliadas numa abordagem alimentar low carb e são alimentos funcionais com alta densidade calórica e energética. O único problema, é que é muito fácil comer a mais do recomendado, por que além de acrescentarem alguns carboidratos à dieta, acrescentam também calorias.

Aqui vai uma pequena lista das oleaginosas mais utilizadas e a quantidade de net carbs (carboidratos totais - fibras alimentares) em cada porção de 50 gramas:

Noz Pecan50g2g NetCarb
Castanha do Pará50g2g NetCarb
Macadâmia50g2.5g NetCarb
Amendoim50g3.5g NetCarb
Nozes50g3.5g NetCarb
Amêndoas50g3.5g NetCarb


Em relação às amêndoas, vale ressaltar que muitas pessoas fazem uso da farinha de amêndoas em receitas diversas e é muito importante contabilizar a quantidade de carboidratos também da farinha.

A Castanha de Caju, de muito fácil acesso no Brasil, precisa ser usada com cautela, uma porção de 50 gramas tem 12 gramas de NetCarb. O Pistache também precisa de cautela, cada 50 gramas têm 9 gramas de NetCarbs.

Muitas pessoas preferem as oleaginosas quando são torradas e salgadas, mas lembrando que por serem mais apetitosas, facilmente se consome mais do que o planejado.

A dica de ouro é comprar oleaginosas à granel e porcionar em pequenas embalagens com a quantidade exata para seu lanche, assim você terá sabor e saciedade sem ultrapassar a quantidade diária de NetCarbs.

Lembrando ainda que em Medicina Funcional, entre todos os alimentos que são focados especificamente para a saúde das mitocôndrias e no controle da resposta inflamatória crônica de baixo grau, as Amêndoas são um dos 12 alimentos chave. Mas isso já fica para um próximo post!