Medicina do Estilo de Vida - Daniela Alves

Medicina do Estilo de Vida

A Medicina do Estilo de Vida não é uma especialidade médica reconhecida no Brasil pelo CFM/AMB, por enquanto segue apenas como um Movimento que promove a saúde e o bem-estar.

Nos EUA, é uma especialidade com Board Certification oferecida pelo American Board of Lifestyle Medicine e nos últimos 2 anos está sendo difundida por vários continentes pelo International Board of Lifestyle Medicine com o objetivo de submeter todos os médicos do mundo à mesma Prova de Certificação Internacional e com isso ter todo mundo praticando os mesmos métodos e princípios. Nos EUA, uma das bases e o inicio da Medicina do Estilo de Vida veio do Departamento de Estilo de Vida da Faculdade de Medicina de Harvard.

Em novembro de 2018, tive a honra de fazer parte da primeira turma de brasileiros certificados na parceria IBLM e CBMEV (juntamente com outros 6 colegas) e integrar o time de agora quase 15 médicos brasileiros a terem a Medicina do Estilo de Vida como uma das principais ferramentas para auxiliar os pacientes na busca de uma saúde melhor.

No Brasil, esse movimento é liderado pelo Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, que na sua página inicial, define a MEV como:

"Uma abordagem científica interdisciplinar que prioriza o uso terapêutico do estilo de vida e envolve apoio na mudança de hábitos para consumir alimentos predominantemente integrais em dieta à base de plantas, manter atividade física regular, cuidar da qualidade do sono, saber estratégias para manejo do estresse, cultivar relacionamentos saudáveis, cessar uso do tabaco e drogas, prevenir abuso de álcool, além de outras modalidades não medicamentosas, para prevenir, tratar e, mais importante, reverter as doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida que estão cada vez mais prevalentes. O tema central da Medicina do Estilo de vida é utilizar técnicas motivacionais para abordar sistematicamente seis pilares fundamentais da saúde. Isto vai além de uma simples prescrição, mas o desenvolvimento de uma relação de parceria entre médico e paciente com o objetivo de transformar positivamente o estilo de vida e a saúde."

Aqui é onde a Medicina do Estilo de Vida se encontra com Medicina Funcional e Medicina Integrativa (ambas também são especialidades não reconhecidas no Brasil pelo CFM/AMB), onde na base do tratamento o foco é sempre em:

  • Alimentação Saudável
  • Atividade Física
  • Manejo de Stress
  • Sono Reparador
  • Relacionamentos interpessoais
  • Controle de abuso de substâncias como álcool e cigarro

Cuidar do estilo de vida, focar em alimentação saudável, praticar exercícios físico de maneira regular e supervisionada e ter um sono reparador é a base para viver mais e melhor.

Vale a pena conhecer do que se trata, quem sabe uma visita aos sites acima descritos, vai esclarecer outras dúvidas.

Quer saber mais? Acesse o nosso Blog!

Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

Fez toda a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina - USFC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago, da USFC.

Pós Graduada em Nutrologia Funcional pela Faculdade Campos Elíseos/CNNutro2017/Associação Brasileira de Nutrologia.

International Board of Lifestyle Medicine Certified Physician.

Graduated Fellow em Integrative Medicine, pelo AWCIM - Andrew Weil Center for Integrative Medicine.

The Institute for Functional Medicine Certified Practitioner (IFMCP).

Mora e tem seu consultório em Brusque desde 2003 e desde 2016 com Consultório em Florianópolis, que se tornou o berço de um projeto antigo: Promover Saúde!!


Conheça mais sobre a Dra. Daniela