Medicina Preventiva - Daniela Alves

Medicina Preventiva

Medicina Preventiva é a especialidade médica que se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.

Os médicos atuam a partir de dados epidemiológios com a perspectiva de intervir nas doenças ou agravos de maior frequência e gravidade considerando sua vulnerabilidade à tecnologia existente e o menor custo possível.

A rigor, os profissionais que atuam na área preventiva tem a perspectiva de identificação precoce através da genética médica ou de exames preventivos capazes de permitir uma intervenção para minimização do dano.

Formas de Prevenção:

  1. Primária: é o conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença. Tem por objetivo a promoção de saúde e proteção específica;
  2. Secundária: é o conjunto de ações que visam identificar e corrigir o mais precocemente possível qualquer desvio da normalidade, de forma a colocar o indivíduo de imediato na situação saudável, ou seja, têm como objetivo a diminuição da prevalência da doença. Visam ao diagnóstico, ao tratamento e à limitação do dano;
  3. Terciária: é o conjunto de ações que visam reduzir a incapacidade de forma a permitir uma rápida e melhor reintegração do indivíduo na sociedade, aproveitando as capacidades remanescentes. Poderia ser encarada como reabilitação do indivíduo;
  4. Quartenária: é o conjunto de ações que visam evitar danos associada às intervenções médicas e de outros profissionais da saúde como excesso de medicação ou cirurgias desnecessárias (iatrogenias). Assim, quando o tratamento for considerado pior que a doença, deve-se buscar uma alternativa a esse tratamento.

A Medicina Preventiva, tem ações específicas que focam no paciente ainda no seu estado de saudável, um momento antes da doença se estabelecer, como por exemplo: prevenção do câncer de mama, prevenção do câncer de colo uterino, prevenção do câncer de pele, prevenção do câncer de próstata, suspensão do tabagismo, conscientização sobre HIV, conscientização sobre Hepatites, conscientização sobre Tuberculose, estimulo aos cuidados no pré-natal e cuidados perinatais (com consequente redução da mortalidade infantil), promoção do sexo seguro e do controle de natalidade, estimulo à alimentação saudável e à pratica de atividade física regular – entre muitos outros.

Uma Medicina Preventiva bem feita e bem articulada, leva à uma longevidade saudável!

Quer saber mais? Acesse o nosso Blog!

Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

Fez toda a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina - USFC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago, da USFC.

Atualmente, é pós-graduanda em Nutrologia pela ABRAN - CNNutro 2017.

Está em processo de Certificação em Medicina Funcional pelo The Institute for Functional Medicine com sede no estado de Washington, USA, a ser concluído em maio de 2018.

É Fellow em Integrative Medicine pela Universidade do Arizona, USA, a ser concluído em março de 2019.

Mora e tem seu consultório em Brusque desde 2003 e agora com consultório também Florianópolis, que se tornou o berço de um projeto antigo: Promover Saúde!!!


Conheça mais sobre a Dra. Daniela