No dia 07 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde. Mas o que é ter saúde? - Daniela Alves
O que eu devo comer para ter uma boa saúde?
29 de março de 2018
Dirty Dozen – Descubra os alimentos com maior carga de pesticida.
12 de abril de 2018

No dia 07 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde. Mas o que é ter saúde?

No dia 07 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde. Mas o que é ter saúde? A definição pessoal varia muito conforme o momento de cada um, e sim, existe uma relação com a fase da vida, quantidade de obrigações do dia-a-dia e condição econômico-social.

Saúde não é apenas a ausência de doenças. Saúde tem relação com água potável, saneamento básico, acesso à alimentação saudável, sono reparador, lazer e vida em comunidade. Tem relação com o acesso à educação de qualidade em todos os níveis, segurança pública e condições de trabalho e remuneração justa. Ter saúde é ter acesso a todos os profissionais da área, seja no sistema público ou privado.

Saúde precisa ser física e mental. E em saúde mental, estamos falando além das doenças mentais – cuja avaliação e tratamento é de fundamental importância – mas estamos falando também de paz de espírito, vida de relação com sua família, seus amigos, seu parceiro (ou sua solitude), seus colegas, seus vizinhos, sua cidade e seu lugar no mundo.

Saúde também é ter uma doença estabelecida e se informar sobre ela, ter uma ampla discussão com seu médico sobre prognóstico e tratamento.

Saúde é cuidado. Cuidado pessoal, cuidado com os outros e cuidado com o planeta.

Ser saudável não é uma coisa simples, o mundo inclusive colabora para que as coisas sejam difíceis: comidas não saudáveis são mais baratas e mais rápidas de se preparar, é mais fácil ficar parado do que se movimentar, a vida é tão corrida que encontrar tempo para meditar, parar, pensar e focar é um artigo de luxo.

Mas como tudo na vida, é uma questão de prioridade. Todo mundo tem as mesmas 24 horas em cada dia e cada um sabe quais as áreas da sua própria vida que precisam de mais atenção em um dado momento.

Mas qualquer que seja a situação pessoal de cada um, vale a pena lembrar sempre que em relação ao estado específico de saúde x doença, a prevenção sempre é o melhor remédio.

Pare, pense e reflita como está a sua saúde hoje e quais os pequenos passos que você pode tomar para que ela seja cada dia mais plena!