O que é Dieta Low Carb? - Daniela Alves
Tabagismo
19 de janeiro de 2017
Índice Glicêmico e Carga Glicêmica
3 de março de 2017

O que é Dieta Low Carb?

Dieta Low Carb - LCHF é a sigla em inglês para Low Carb High (Health) Fat - Dieta reduzida em carboidratos (açúcares) e rica em gorduras saudáveis. É um estilo de alimentação para vida toda que foca a saúde e tem como efeito colateral emagrecer!

O ideal é avaliar com um profissional as necessidades particulares das condições de saúde de cada pessoa para se ter um ponto de partida.

Em alguns momentos uma Dieta Cetogênica – com uma quantidade muito reduzida de carboidratos (< 20 gramas ao dia) é necessária. Mas essa é considerada uma intervenção terapêutica e nunca deve ser feita sem supervisão.

Independente da opção de seguir ou não à risca todos os preceitos da LCHF, o que sempre oriento aos pacientes é que comam comida de verdade e reduzam os alimentos processados e refinados.

Coma bicho e planta, evite as que nascem embaixo da terra (tubérculos) e fique atento às frutas (são ricas em frutose!). Quem não precisa emagrecer, pode comer tubérculos e frutas, mas quem precisa perder peso, precisa ter um pouco mais de atenção.

Tem vários detalhes, várias nuances e outras estratégias alimentares adicionais que individualizam a abordagem para cada pessoa.

Acho válida a leitura do livro ‘Barriga de Trigo’, do Willian Davis, como ótimo ponto de partida e na seqüência algum material mais específico sobre o papel das gorduras, como por exemplo o livro ‘The Big Fat Surprise’, da Nina Teicholz.