O que um sono reparador pode fazer pela nossa saúde. - Daniela Alves
Saiba como a Yoga pode ajudar nos sintomas da depressão
10 de abril de 2019
Não há cura para a Diabetes Tipo 2, mas a remissão pode ser conseguida.
12 de julho de 2019

O que um sono reparador pode fazer pela nossa saúde.

Dormir bem é um dos melhores ajustes no estilo de vida que podemos fazer pela nossa saúde!

A privação do sono é tão comum nos dias de hoje que parece que o próprio ato de dormir é algo que poucos privilegiados têm acesso ou tempo para fazer. 

As estatísticas mais recentes mostram que 40% dos americanos dormem menos do que as sete horas recomendadas por noite.

Pessoas com 65 anos ou mais parecem dormir de maneira adequada, mas a quantidade de sono diminui conforme a idade vai reduzindo.

Quase a metade das pessoas entre 18 e 29 anos dorme menos do que a quantidade recomendada.

Fadiga não é a única conseqüência de uma noite de sono ruim. Adultos com sono curto (menos de sete horas) têm maior probabilidade de desenvolverem doenças crônicas, incluindo Depressão, Artrite, Diabetes e Asma.  

Nos últimos 10 anos, os pesquisadores começaram a examinar o que acontece em um nível celular quando o corpo é privado do sono. 

Alguns estudos sugerem uma conexão entre o sono limitado e o estresse oxidativo, apontando a mitocôndria como possível alvo dos efeitos fisiológicos da privação de sono.

As mitocôndrias, a fonte celular de produção de energia, desempenham um papel importante no metabolismo energético celular e homeostase através da geração de vários metabólitos, incluindo o ATP. 

Estressores agudos e crônicos influenciam em vários aspectos da biologia mitocondrial e a exposição ao estresse crônico pode levar a reajustes moleculares e funcionais nas mitocôndrias.

Descobertas recentes sugerem um papel para as mitocôndrias em dois níveis: como alvo de estresse e como mediador da fisiopatologia do estresse, sugerindo que uma das funções biológicas do sono pode ser proteger contra o estresse oxidativo.

Se você sofre com insônia de início, de manutenção, tem um sono leve e não reparador, acorda cansado e segue com sonolência diurna, procure um médico.

Dormir bem é um dos melhores ajustes no estilo de vida que podemos fazer pela nossa saúde!