Orientações para Consulta - Daniela Alves

Orientações para Consulta

Provavelmente, a abordagem que utilizamos em nosso consultório você ainda não presenciou de maneira corriqueira no Brasil.

É uma consulta longa, com duração de cerca de uma hora e meia. Cada consulta se acompanha de um retorno dentro de um prazo máximo de 4 semanas (data do retorno sempre estabelecida no final da consulta), este também com duração de uma hora.

A disposição das cadeiras no consultório, nossa estrutura física e a filosofia da abordagem, servem apenas ao médico e ao paciente – pois praticamos a atenção médica focada exclusivamente no paciente - por isso solicitamos que não haja acompanhantes, pois além de não participarem da consulta, ficam entediados com o longo tempo de espera.

Atendemos pacientes entre 20 e 65 anos que se sintam confortáveis e tenham interesse em participarem da consulta sozinhos e focados nos seus objetivos.

Se um acompanhante insistir em ficar, é bem-vindo na sala de espera: oferecemos café, água, internet wi-fi e livros, mas ainda assim é uma longa espera que costuma entediar.

Não atendemos a quaisquer tipos de convênios. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, deposito bancário ou cheque.

A cobrança é feita no inicio do atendimento, logo após o cadastramento do paciente.

Não existe necessidade de fazer pagamento no agendamento.

É importante vir à consulta com roupas confortáveis, pois verificaremos o peso e algumas medidas.

Independente do seu objetivo com a consulta (gerenciamento de saúde, qualidade de vida, manejo de stress, perda de peso, sono reparador, se manter saudável, se preparar para uma longevidade saudável ou alguma outra queixa mais específica), é muito importante trazer por escrito:

  1. Nome (e contato) dos Médicos com quem fez/faz acompanhamento;
  2. Nome das doenças que já foi diagnosticado;
  3. Histórico Familiar de Doenças (pais, irmãos, primos e avós);
  4. Nome e dose de medicações que faz uso (ou que fez uso nos últimos 6 meses);
  5. Todos os exames complementares dos últimos 5 anos;
  6. Questionamentos que você considera fundamentais, traga por escrito também. Às vezes com o andar da consulta o assunto muda e a pergunta fica perdida nas informações. Com tudo anotado, faremos um check list no final do atendimento.

No final da consulta discutiremos um plano de cuidados para os próximos 6 meses – com datas prováveis de novas consultas e novos retornos – e os objetivos a serem alcançados.

Depois desse período inicial de 6 meses, conforme o objetivo, a resposta ao tratamento e ao planejamento de longo prazo, decidiremos em conjunto a periodicidade das novas consultas: a cada 3, 6 ou 12 meses.

E claro, se alguma urgência se fizer presente, uma consulta de encaixe pode ser solicitada.

O contato do WhatsApp estará sempre disponível para a secretária informar exclusivamente sobre agendamentos, reagendamentos, valor do investimento, formas de pagamento e dúvidas de horários ou de como chegar.

Contatos com a Dra. Daniela, serão sempre feitos através do email exclusivo de pacientes (que você receberá juntamente com o seu feedback após a consulta) e no assunto do email deve sempre constar o nome completo do paciente.

Os primeiros 30 emails de cada dia, são respondidos de maneira sucinta até a meia noite do dia em questão.

Fica impossível o WhatsApp direto com a Dra. Daniela devido à grande demanda.

Lembrando que mesmo por email, não haverá consultas ou prescrições - uma vez que essa prática é ilegal - será apenas utilizado para esclarecimentos de dúvidas pontuais.

Pacientes que precisam de mais do que dois esclarecimentos por email por semana, serão convidados a antecipar sua consulta, pois claramente necessitam de mais informações.

Qualquer outra dúvida por favor entre em contato por um dos nossos vários canais de atendimento, estamos sempre à disposição para esclarecimentos.

Quanto mais bem informado o paciente, melhores os resultados!

Quer saber mais? Acesse o nosso Blog!

Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

Fez toda a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina - USFC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago, da USFC.

Atualmente, é pós-graduanda em Nutrologia pela ABRAN - CNNutro 2017.

Está em processo de Certificação em Medicina Funcional pelo The Institute for Functional Medicine com sede no estado de Washington, USA, a ser concluído em maio de 2018.

É Fellow em Integrative Medicine pela Universidade do Arizona, USA, a ser concluído em março de 2019.

Mora e tem seu consultório em Brusque desde 2003 e agora com consultório também Florianópolis, que se tornou o berço de um projeto antigo: Promover Saúde!!!


Conheça mais sobre a Dra. Daniela