Pare, pense, se organize e tenha uma vida mais saudável! - Daniela Alves
Clean Fifteen – Alimentos que menos provavelmente conterão pesticida. Saiba quais são.
19 de abril de 2018
Share-a-Plate Cincinnati
3 de maio de 2018

Pare, pense, se organize e tenha uma vida mais saudável!

Preparar (verbo transitivo direto) - 1. Dispor ou planejar com antecedência. 2. Promover, fomentar. 3. Compor, associando vários elementos. 4. Pôr em condições de atingir um dado objetivo. 5. Armar. 6. Vestir-se; aprontar-se.

Preparação é elemento chave em qualquer abordagem alimentar. Reeducação alimentar? Low carb? Low fat? Vigilantes do Peso? Cetogênica? Paleo? É diabético, hipertenso, renal crônico? Tem alguma restrição alimentar? Está evitando derivados do leite? Está evitando glúten? Não interessa qual é a abordagem, sem preparo não vai dar certo no longo prazo. A única alimentação para a qual não se precisa de preparo é a alimentação SAD (Standard American Diet) onde tanto faz como tanto fez se vai comer processados, gordura trans, açúcar adicionado e se acha que está tudo certo comer fast-food várias vezes na semana.

Em se falando de abordagem low carb, o preparo se torna ainda mais importante. Se a ideia é ficar abaixo de 75 gramas de net carbs por dia (carboidrato total – fibras), precisa organizar quantas refeições vai fazer ao dia e já ter ideia da qualidade e quantidade dos alimentos. E precisa se antecipar à fome. Não estar preparado e deixar a fome chegar é receita certa para o fracasso, que leva à desmotivação, que leva a mais uma semana sem organização e despreparo, que leva a comer bobagem - deu para pegar a ideia.

Pode ser mais fácil para quem mora sozinho, para quem prepara suas próprias refeições, para quem tem a opção de levar marmita para o trabalho. Ou pode ser mais fácil para quem recebe a comida pronta. O que importa é cada um parar, pensar, organizar, antecipar suas próprias necessidades e desafios e planejar a semana.

Precisa fazer compras no supermercado, no horti-fruti, preparar congelados, comprar pratos prontos ou preparar a marmita.

Do mesmo jeito que precisa de preparo para fazer atividade física, para dormir mais cedo e para ter tempo para o lazer.

Não vai cair do céu, mas vai valer muito a pena.

Ver os frutos do esforço compensam e muito.

Pare, pense, se organize e tenha uma viva mais saudável!