Pequenas ações do seu dia-a-dia podem modificar (e muito) sua saúde. - Daniela Alves
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Pequenas ações do seu dia-a-dia podem modificar (e muito) sua saúde.

O difícil é tomar a decisão de mudar e manter os hábitos saudáveis.

Nos últimos dois anos ampliei muito os meus horizontes dentro da Medicina. Hoje em dia, além de uma Clínica Médica bem fundamentada na Medicina Convencional, que pratico desde 1998, procurei estudar várias maneiras de complementar a abordagem habitual.

As Certificações Internacionais em Medicina Funcional (IFMCP), Medicina Integrativa (AzCIM) e Medicina do Estilo de Vida (IBLM) vieram acrescentar novas ferramentas para que eu possa ajudar os pacientes a fazerem mudanças efetivas nas suas vidas para recuperar ou manter a sua saúde física e mental.

A base dessa Medicina que adiciona é inclusive bem simples de entender: mudanças no estilo de vida. O difícil é tomar a decisão de mudar e manter os hábitos saudáveis.

No entanto é incrivelmente fantástico como pequenas ações do seu dia-a-dia podem modificar (e muito) sua saúde. Vamos a algumas delas bem simples que você já pode iniciar hoje mesmo:

  1. Planeje. O primeiro passo para adoção de mudanças de estilo de vida é se planejar. Comprometer-se com o que vai mudar e como vai mudar.
  2. Identifique fatores que podem atrapalhar seu planejamento. É importante identificar se a família, amigos, parceiros, rotina de trabalho/estudo e até o ambiente irão facilitar ou “boicotar” suas iniciativas de mudança.
  3. Busque uma consulta médica. Antes de mais nada, que tal uma consulta médica de rotina? Avaliar a sua saúde em geral, definir se já existe algum diagnóstico que precisa ser abordado ou exames preventivos de acordo com sua história clínica e idade.
  4. Elimine as bebidas baseadas em açúcar: sucos de frutas e refrigerantes.
  5. Estacione um pouco mais longe do seu trabalho. Uma caminhada leve até o trabalho todo dia faz muita diferença.
  6. Se trabalha ou mora em andar baixo, que tal usar as escadas ao invés do elevador?
  7. Adicione porções de frutas (de baixo índice glicêmico) e verduras no seu dia-a-dia. Lembre-se de fazer uma rotação das mesmas por semana, para não comer sempre as mesmas. Deus porções de aproximadamente 70 gramas é o suficiente.
  8. Está sedentário? Busque uma atividade física que lhe dê prazer. Experimente diversas até chegar a que você goste e lembre-se de estabelecer metas realísticas de frequência para não se frustrar.
  9. Melhore o seu sono. Defina um horário para dormir. Faça higienização do seu sono, começando com 30 minutos antes do horário de dormir e desligando TV, som, celular – todas essas fontes de luz (espectro de luz azul) alteram a forma como seu corpo inicia e mantém o sono, alterando um dos principais hormônios reguladores do seu sistema sono-vigília e imunológico: a melatonina.
  10. Tenha um hobby, dedique-se a ele, tenha um momento seu.
  11. Tenha uma rede de suporte: família, amigos, colegas, parceiro. É muito importante se sentir parte de uma comunidade.