Receita de iogurte caseiro - Daniela Alves
Saiba tudo sobre Dieta Low Carb
5 de agosto de 2017
Asma: causa, sintomas e tratamento
14 de outubro de 2017

Receita de iogurte caseiro

Receita de iogurte caseiro

Para aqueles que não tem intolerância à lactose, acho muito válido acrescentar iogurte à alimentação. É rico em proteínas, cálcio e é um alimento que traz bastante saciedade. Sem falar na riqueza em probióticos, assunto que vai ganhar uma postagem exclusiva.

Mas sinceramente, vale a pena a rotina de fazer o seu em casa. Os iogurtes industrializados possuem uns ingredientes para lá de desaconselháveis e sempre tem um açúcar adicionado disfarçado.

O caseiro tem quase nada de carboidratos, o leite vira iogurte justamente porque as bactérias do iogurte se alimentam dos carboidratos do leite.

Um potinho de iogurte natural integral vai ser utilizado na primeira vez, mas depois vai se usar sempre um pouquinho do anterior.

O leite, dar preferencia pelo orgânico e pelo integral – nada de leite desnatado.

  1. Ingredientes: um litro de leite e um pote de 200 g de iogurte;
  2. Ambos em temperatura ambiente, misturar delicadamente, deixar em um pote de vidro, coberto com um pano, em local fechado (dentro do forno ou de um armário), por 24 horas;
  3. Em 24 horas, teremos 1 litro de iogurte liquido, separe uma porção para a próxima elaboração;
  4. Para fazer esse um litro de iogurte liquido se transformar em meio litro de iogurte grego, usa-se uma engenhoca: filtro de café tamanho grande (cada filtro numero 103 dá para meio litro de iogurte liquido), com filtro de nylon reaproveitável correspondente, tudo encaixado em um pote para onde o soro do leite vai escorrer;
  5. Deixar por 12 a 18 horas na geladeira escorrendo o soro – quanto mais tempo deixar, mais espesso vai ficar;
  6. Eu desprezo o soro, mas existem receitas para utilizar;
  7. Entre misturar o leite com iogurte e o iogurte grego estar pronto para consumo são 36 a 48 horas;
  8. Vai ser no método tentativa e erro que cada um vai encontrar a melhor consistência e sabor/acidez ao seu paladar;
  9. Cada litro do iogurte liquido, corresponde à meio litro do grego, que fornecerá duas porções de 250 ml, cada vai ter uma média de 650 mg de Cálcio.

Aproveite!