Respiração 4-7-8. Como funciona esta técnica para controle do estresse. - Daniela Alves
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Respiração 4-7-8. Como funciona esta técnica para controle do estresse.

Técnica 4-7-8 para alívio do estresse.

Universidade do Arizona, Fellow em Medicina Integrativa, Dr. Andrew Weil e técnicas de relaxamento fazem parte de uma coisa só na minha vida: controle de stress, acalmar a mente, meditar e dar dois passinhos para trás nessa correria louca do dia-a-dia.

Confesso que a volta para o mundo real é difícil. Depois de 10 dias rodeada de amigos com quem conectei para a vida, Yoga, meditação Zen, caminhadas pelo deserto, alimentação saudável e muita água saborizada voltei para meu dia-a-dia na segunda-feira pela manhã com os dois softwares essenciais para meu trabalho não funcionando e sem poder usar o computador enquanto alguém do outro lado tentava arrumar (o que foi conseguido após muito trabalho, no dia seguinte).

O que manteve minha sanidade? A respiração 4-7-8, que eu já conhecia desde 2015, mas que foi desenvolvida pelo Dr. Weil, que coincidentemente é o chefe do serviço no Arizona. Mundo pequeno. Hoje em dia, repito à exaustão. Vamos la:

  • Coloque a ponta da língua logo atrás dos dentes da frente e a mantenha durante todo o exercício. Você estará exalando através de sua boca ao redor de sua língua.
  • Expire completamente pela boca, fazendo um som.
  • Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz até uma contagem mental de quatro.
  • Prenda a respiração por uma contagem de sete.
  • Expire completamente pela boca, fazendo um som até oito.

Esta é uma respiração. Agora, inale novamente e repita o ciclo mais três vezes por um total de quatro respirações.

Observe que, com essa técnica de respiração, você sempre inspira calmamente pelo nariz e expira de forma audível pela boca. A ponta da sua língua permanece em posição o tempo todo. A expiração leva o dobro do tempo que a inalação. O tempo absoluto que você gasta em cada fase não é importante; a proporção de 4: 7: 8 é importante. Se você tiver problemas para segurar a respiração, acelere o exercício, mas mantenha a proporção de 4: 7: 8 nas três fases. Com a prática, você pode retardar tudo e se acostumar a inalar e expirar mais e mais profundamente.

Este exercício de respiração é um tranquilizante natural para o sistema nervoso.

Ao lado o vídeo, que esta em inglês, mas com as informações acima e com a visualização, fica fácil para todo mundo.

Recomendo fazer numa sequência de 4 ao longo do dia em alguma situação de stress e a noite antes de dormir.

Como o passar do tempo, você vai se pegar respirando dessa maneira durante o seu dia, sem nem precisar pensar.

Aproveite!