Saiba a importância do intestino delgado em nossa saúde - Daniela Alves
Dieta sem Glúten é apenas uma moda?
16 de agosto de 2019

Saiba a importância do intestino delgado em nossa saúde

Desequilíbrios no nosso ecossistema intestinal podem desencadear ou agravar Doenças Inflamatórias Intestinais, Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado e Infecções Fúngicas.

Nosso intestino delgado é um órgão muito importante:

  • tem área aproximada de uma quadra de tênis;
  • é onde acontece a maior parte de absorção de nutrientes;
  • abriga cerca de 60% do nosso sistema imunológico.

Esse sofisticado sistema imune é separado por apenas uma camada de células: de um lado a absorção de substância desejadas e de outro todas as bactérias e partículas de alimentos não digeridos.

Se esse revestimento se romper, nosso sistema imunológico será exposto a partículas estranhas de alimentos, bactérias e outros microorganismos.

Simplificando, nosso ecossistema microbiano intestinal deve ser saudável para que a gente seja saudável. 

Quando nossas bactérias intestinais estão desequilibradas – quando temos muitas bactérias patogênicas ou quando não há bactérias saudáveis o suficiente – ficamos doentes.

Se as “bactérias ruins” assumirem o controle, ou se elas se mudarem para áreas que não deveriam (como o intestino delgado, que normalmente é estéril), elas podem começar a fermentar a comida que digerimos, particularmente alimentos açucarados ou ricos em amido.

A chamada Disbiose.

Desequilíbrios no nosso ecossistema intestinal podem desencadear ou agravar Doenças Inflamatórias Intestinais, Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado e Infecções Fúngicas.

O retorno ao equilíbrio passa por alimentos prebióticos e talvez passe pela suplementação com  bactérias probióticas (ainda a se definir os tipos e as quantidades).

Enquanto abordagens para ajustar a esses e outros problemas intestinais geralmente se tornam questões específicas e individuais de cada paciente, a chave para reverter todas elas é baseada em reiniciar o intestino com alimentos funcionais, fibras e água e reduzir os alimentos prejudiciais, principalmente o açúcar.


×

Olá!

Clique aqui para tirar suas dúvidas por WhatsApp ou envie um e-mail para contato@danielasalvadoralves.com.br

× Como posso te ajudar?