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Saiba tudo sobre Dieta Low Carb

Ainda sobre alimentação com quantidade reduzida em carboidratos (lowcarb)

Para começar um 2017 muito bem, vamos falar mais um pouco sobre a dieta low carb.

É muito comum que o tópico sempre desencadeie uma série de reações numa conversa informal e um monte de bobagens escritas e replicadas aos montes pela internet.

Tanto que minha primeira orientação a todos os pacientes é: não doutrine ninguém, não fique falando sobre o assunto, não tente trazer as pessoas para o nosso lado da força. Ninguém pode me obrigar a comer farinha de trigo, eu não posso obrigar ninguém a comer bacon. Simples assim.

Se alguém perguntar e parecer realmente interessado, passa o link do blog do Dr. José Carlos Souto e indica um bom livro: ‘Barriga de Trigo’ – do Willian Davis, ‘Porque engordamos: E o que fazer para evitar’ – do Gary Taubes ou ‘Dieta da Mente’ – do David Perlmutter.

Existem muitos outros livros, mas se a pessoa realmente for fisgada pelo assunto, ela mesma vai começar a ir atrás e descobrir esse fantástico mundo novo.

Se a pessoa não for de pegar um livro (uma pena) tem chances de boa informação em grupos no Facebook, perfis no Instagram e Podcasts.

Meus grupos preferidos no Facebook são:

  • Paleo – Primal – LCHF Saúde & Ciência
  • Dieta Paleolítica Low Carb

 

Ai vem a pergunta: “Ah, mas será que todo mundo pode fazer?”

Pensa comigo: qual o problema em alguém focar a sua alimentação em comida de verdade, em bicho e planta, cortar as bobagens que vem em pacotes, o açúcar adicionado, bolos, doces, sobremesas, sucos de caixinha, refrigerantes ou comidas processadas? Nenhum.

Se a pessoa fizer apenas isso, já vai ter um grande ganho na sua saúde.

Agora, se a pessoa já tem alguma doença, tem muito peso a perder, precisa de orientações mais específicas: sim, deve procurar um profissional.

Tem muita gente boa espalhada pelo Brasil adotando essa abordagem. Quer descobrir alguém perto da sua casa? Acessa aqui.

Agora vamos para a prática: numa roda de amigos, se você fala em low carb, as pessoas já arregalam os olhos: “Mas o que você come? Carne, queijo e ovo? Não é muita proteína?” e dali pra frente a coisa toda tende a desandar.

Dieta Low Carb – ou com teor reduzido em carboidratos – não é ZERO em carboidratos.

E principalmente, não é Dieta das Proteínas. A proteína inclusive, é regulada em alguns casos e tem contas de macronutrientes a se fazer.

Não é baseada em carnes, queijos, bacon e ovos. É baseada em folhas verdes, legumes e verduras. E tem TAMBÉM as carnes, queijos, bacon e ovos.

Um dos preceitos básicos é de comer quando se tem fome os alimentos escolhidos entre os listados. Acredite, reduzindo a quantidade de carboidratos, a fome vai acabar indo embora – você controla seu nível de insulina e interrompe aquele ciclo: tem fome, come carboidrato, faz hiperglicemia, libera insulina, faz hipoglicemia, tem fome.

Não tem mistério, não tem segredos, não é milagre. É ciência.

Dá para seguir numa boa, não é da moda, não passa fome.

Mas não é para fazer, perder peso e depois voltar a comer o “normal atual” – não vai dar certo, vai entrar no efeito sanfona e vai piorar a situação. A ideia é cuidar da saúde e de quebra vai perder peso. E vamos combinar, provavelmente o “normal atual” de normal não tem nada.

Mas existe uma restrição: à porcarias.

Mas aí, toda e qualquer dieta, de qualquer tempo e com qualquer nome bonito, não libera porcarias. Ou alguém aí conhece algum plano alimentar que libere salgadinhos, sorvete, bolacha recheada, bolos, doces, refrigerantes, suco de caixinha ou miojo? Não, né?

Vamos lá! Vamos ler, estudar, perguntar e disseminar conteúdo de qualidade e sem desinformação.

Vamos cuidar da saúde, vamos ser felizes!

Feliz Ano Novo, um 2017 mais saudável para todo mundo!!