Quanto mais médicos especialistas têm um paciente, maior a necessidade de ter alguém organizando os caminhos.
Muitas vezes um paciente com várias doenças crônicas acaba freqüentando o consultório de vários médicos especialistas. Cada médico cuidando de uma doença específica – Diabetes, Obesidade, Hipertensão, Dislipidemia, Asma, Bronquite Crônica, Depressão, Fibromialgia, Artrite Reumatoide, Osteoporose, apenas citando algumas mais comuns – e com vários exames complementares e medicações em andamento.
Muitas vezes, esses pacientes crônicos têm a sensação de que estão sempre com algum médico agendado.
Todo o médico já teve em seu consultório aquele paciente que vem para a consulta com vários exames complementares fora de ordem e com uma sacola carregada de medicações. Nessa sacola, medicamentos repetidos, medicamentos que não deveriam ser tomados juntos, medicamentos usados no passado misturados com medicamentos atuais.
É ai que entra o Gerenciamento de Crônicos. Qualquer médico consegue organizar a lista de problemas de um paciente, os exames complementares correspondentes e as medicações relacionadas com cada problema. O que acontece é que às vezes não dá tempo para essa organização em uma única consulta. É ai que entra em ação o Clínico Geral que é a especialidade que consegue oferecer esse tipo de colaboração.
Quanto mais médicos especialistas têm um paciente, maior a necessidade de ter alguém organizando os caminhos, ajudando a priorizar, esclarecendo dúvidas, compartilhando informações e muitas vezes fazendo a ponte entre o paciente e todos os seus especialistas (sempre mediante consentimento informado do paciente).
Sobre a Dra. Daniela
Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.
Começou a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da UFSC.