Fim de ano chegando, todo mundo cansado, prazos para cumprir, metas do ano que não aconteceram nos últimos 10 meses e meio, aquele stress já habitual dessa época do calendário.Por outro lado, é exatamente nessas últimas semanas que muitos de nós decidem: “Ano que vem serei uma nova pessoa, vou cuidar da minha alimentação, iniciar uma atividade física, trabalhar menos e me divertir mais!”
Depois, para alguns, vem aquela empolgação que dura o mês de janeiro, e em fevereiro já estão com outras coisas na cabeça. Quando chega o Carnaval, já esqueceram das promessas de Ano-Novo. Mas aqui vão informações para estimular a manter essas mudanças tão importantes.
Você sabia que a adoção de um estilo mais saudável pode contribuir para aumentar sua expectativa de vida? Um estudo recente avaliou dados de mais de 40.000 participantes durante 34 anos – e os resultados foram impressionantes.
Esse trabalho observou a adoção de cinco fatores considerados benéficos para a saúde (não fumar, manter um peso saudável, atividade física regular, uma dieta saudável e consumo moderado de álcool) nesse grupo de pessoas e verificou que aqueles que não tinham NENHUM desses fatores tiveram uma expectativa média de vida a partir dos 50 anos de idade de 29 anos para mulheres e 25 anos para os homens (ou seja, mulheres alcançando 79 anos e homens 75 anos).
Já para os indivíduos do grupo que tinham esses cinco fatores benéficos o aumento na expectativa de vida a partir dos 50 anos de idade foi considerável: nas mulheres saltou de 29 anos para 43 anos (ou seja, uma expectativa média de vida de 93 anos) e nos homens de 25 para 37 anos (expectativa de vida de 87 anos).
Ou seja, se alimentar de maneira saudável, se exercitar, não fumar, manter seu peso adequado e consumir álcool com moderação pode aumentar sua expectativa de vida em 14 anos se você for mulher ou 12 anos se você for homem.
Referência
Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US Population, Circulation, 2018
E talvez isso seja novidade para você, mas cresce mais e mais a cada dia a Medicina do Estilo de Vida. Não é uma especilidade médica reconhecida pelo CFM/ABM (apenas 57 são, lista fácil de achar no site da ABM, mas já é há muito tempo reconhecida nos Estados Unidos, contando inclusive com Prova de Certificação Americana (Board, como toda especialidade por lá), dá uma olhada no site Lifestyle Medicine. Existe ainda o International Board of Lifestyle Medicine, que aplica a mesma Certificação Americana no mundo todo.
Na semana passada, tive o privilégio de fazer parte da primeira turma a realizar a prova no Brasil, aplicada em São Paulo durante o 1oº Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Caso alguém esteja curioso, todos nós (sete!) passamos!
Logo, caso você queira mudar seus hábitos e seu estilo de vida, saiba que existem profissionais capacitados para te ajudar! Esse empenho (porque não é fácil) não precisa ser feito sozinho!