Atividade física é um dos pilares para uma boa saúde.
Uma questão que é recorrente no dia-a-dia do consultório é se a atividade física é importante para a perda de peso e qual melhor tipo de exercício para emagrecer, uma vez que a obesidade também é um fator importante que aumenta a incidência de várias doenças.
Em primeiro lugar, é importante caracterizar que atividade física regular é um fator central na promoção de saúde e longevidade, e não deve ser encarado com objetivo puramente específico (como no exemplo, emagrecer). Em segundo lugar, ter uma alimentação saudável ainda é considerado o fator mais importante para a perda de peso.
Mas se você é sedentário e quer emagrecer, três respostas podem te ajudar:
- Qual exercício físico lhe agrada?
- Em grupo ou individual?
- Em local fechado ou ao ar livre?
Respondidas as 3 perguntas, outra coisa fundamental: regularidade! Quem é sedentário não precisa ir de 8 a 80 num primeiro momento, separe 15 minutos por dia, três vezes por semana e parta daí.
Exercícios aeróbicos leves e de duração reduzida não apresentam em estudos impactos significativos no peso – ou seja, uma caminhadinha leve, de 30 a 60 minutos, 3x por semana, produzirão resultados muito modestos. Mas devem ser considerados para apenas sair do sedentarismo.
O exercício resistido (musculação, crossfit e funcional) demonstrou em diversos ensaios clínicos um aumento de massa magra (massa muscular), aumento da taxa metabólica basal e redução do percentual de gordura.
Uma boa recomendação se você vem brigando com a balança e precisa perder uns quilinhos é o HIIT (high intensity interval trainning ou treino intervalado de alta intensidade) onde o tempo da atividade física é menor (sessões de 20 minutos por dia por exemplo) e são intercalados exercícios de alta intensidade e de baixa intensidade.
Mas lembre-se sempre, independente do seu peso:
- Atividade física é um dos pilares para uma boa saúde;
- O Sedentarismo é o novo tabagismo em termos de fator isolado que leva à várias doenças;
- Busque sempre orientação médica antes de iniciar qualquer atividade física e tenha um bom profissional de educação física para lhe orientar no dia-a-dia.
Bons treinos!