Mais alguns detalhes sobre Carboidratos!
Ainda falando sobre a abordagem nutricional low carb e de todas as suas nuances aplicadas na Medicina Funcional, vale a pena esclarecer o que são carboidratos.
Os nomes são vários: açúcar, amido, xarope de frutose - no final todos vão se metabolizar e serem absorvidos na forma de glicose.
Vou tentar de uma maneira simples, sem me aprofundar na bioquímica:
1. Carboidrato é um dos 3 macronutrientes, juntamente com proteínas e gorduras, e é encontrado em abundanciaria na natureza e na maioria dos alimentos processados;
2. Tipos:
Quando se fala em gramas de carboidrato em um alimento, não é o peso total do alimento, por exemplo:
Antes de focar em reduzir carboidrato, acho interessante cada pessoa se localizar em quanto carboidrato consome na sua alimentação atual.
Dá um pouco de trabalho, mas acho importante porque a maioria das pessoas não tem ideia da quantidade de carboidrato realmente consumida no dia-a-dia e nos seus alimentos preferidos.
Uma tabela excelente para se basear, é a TACO (Tabela Brasileira de Composição Alimentos - USP), fácil de ter acesso aqui.
A maioria das diretrizes nutricionais atuais, seguem recomendando que 60 a 65% das calorias da dieta venham de carboidratos. Logo, para alguém com uma dieta de 2000 kcal, é orientado que 1200 kcal venham de carboidratos, ou seja 300 gramas.
Abordagem totalmente diferente daquela numa alimentação low carb, onde se varia entre 50 a 150 gramas de carboidratos por dia, dependendo da individualização e necessidades do paciente. E sim, 100 gramas de carboidratos na forma de alimento certo (vegetais) é bastante comida.
Pare, pense e se informe sobre alimentação – sua saúde é o seu melhor investimento!