Conceito de Medicina Integrativa conforme fundamentada pelo Dr. Andrew Weil - Daniela Alves
Excesso de peso? Porque atividade física é importante?
19 de fevereiro de 2019
Insônia e bebida alcoólica, combinam?
26 de fevereiro de 2019

Conceito de Medicina Integrativa conforme fundamentada pelo Dr. Andrew Weil

Depois de 2 anos intensos de novas informações e conceitos, de muitas horas de estudo, de amigos para uma vida e de um novo olhar sobra a Medicina do século XXI, concluí junto com outros 78 colegas, meus estudos no Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona.

O conceito de Medicina Integrativa conforme fundamentada pelo Dr. Andrew Weil, um dos pioneiros nos EUA desde 1997, é na realidade bem mais simples do que parece.

Nada mais é do que INTEGRAR práticas de Medicina Convencional, com uma atenção focada no paciente e não na doença, com práticas de Medicina Complementar bem fundamentadas como a Acupuntura, Ayurveda, Bioenergia, Medicina Tradicional Chinesa, Meditação e Botânica, com ênfase em mudanças de estilo de vida – principalmente alimentação, atividade física, sono reparador, manejo de estresse, propósito de vida e senso de comunidade.

A Medicina Integrativa pode ser confundida com medicina alternativa, no sentido de uma medicina sem embasamento científico e não é só no Brasil que existe essa confusão, é um conceito deturpado internacionalmente, infelizmente.

Quem usa os conceitos de Medicina Integrativa não abandona a Medicina Convencional, apenas acrescenta e oferece ao paciente mais ferramentas para o controle de doenças crônicas e o planejamento de um envelhecimento saudável.