Tabagismo - Daniela Alves
Feliz Ano Novo
29 de dezembro de 2016
O que é Dieta Low Carb?
27 de fevereiro de 2017

Tabagismo

Tabagismo

O tabagismo é, de forma isolada, o principal fator de risco para várias doenças da vida moderna.

E não estou nem sendo específica dos pulmões: Enfisema Pulmonar, Bronquite Crônica, Exacerbação de crises de Asma, Câncer de Pulmão ou Bronquiolite.

Estou falando de um todo: vários tipos de câncer – por onde o cigarro passar. Toda via aérea superior e inferior, todo o trato gastrointestinal – da boca ao reto -, todo o trato urinário – por onde os metabólicos são excretados.

Depois disso, se formos pensar em problemas cardiovasculares, se somarmos tabagismo em um paciente já hipertenso e/ou diabético, é receita certa para um Infarto do Miocárdio, um Acidente Vascular Encefálico, uma Insuficiência Renal ou Insuficiência Vascular.

O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Se a tendência atual continuar, em 2030 o tabaco matará cerca de 8 milhões por ano, sendo que 80% dessas mortes ocorrerá nos países da baixa e média renda.

No cigarro há mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

A nicotina é a substância que causa a adição, por isso os tratamentos são focados em abordagens cognitivo-comportamentais e, quando a medicação é usada, se tem opção de terapia de reposição de nicotina em gomas de mascar ou adesivos ou do uso de medicações que controlam os sintomas da crise da abstinência.

Em resumo, se você é tabagista e deseja parar de fumar, procure um pneumologista, avalie sua função pulmonar, estabeleça metas e use tratamento farmacológico, se for indicado.

Parar de fumar é isoladamente a melhor atitude que você pode tomar em relação a sua saúde. Sempre dá tempo! É o que digo para todos os meus pacientes, pare hoje, porque quem já parou há 6 meses, em algum momento esteve um, dois ou apenas três dias sem fumar.

Agende sua consulta