É fundamental diferenciar as doenças que requerem tratamentos específicos dos sintomas que podem ser secundários a algum evento estressante do nosso dia-a-dia.
As doenças da mente, como a depressão e a ansiedade, podem acontecer com pelo menos 20% das pessoas em algum momento de suas vidas. A classificação científica para essas condições é ampla e cheias de detalhes, assim como seu tratamento específico. O importante aqui é saber que ninguém precisa passar por isso sozinho.
É fundamental diferenciar as doenças que requerem tratamentos específicos dos sintomas que podem ser secundários a algum evento estressante do nosso dia-a-dia. (Lembrando aqui que nem todo estresse é ruim, podem ser eventos bons e gratificantes, mas ainda assim é preciso saber lidar com eles)
Os sintomas principais podem ser insônia, taquicardia (coração acelerado), inquietude, tristeza, desânimo, redução de libido (desejo sexual) e falta de motivação – apenas para citar os mais comuns.
Existem tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, que precisam ser muito bem orientados e o acompanhamento precisa ser constante. Se esses sintomas lhe são conhecidos, procure ajuda.