Imunidade, entenda como funciona - Daniela Alves
O que preciso fazer para emagrecer?
10 de dezembro de 2019
A importância do Zinco para nossa saúde
25 de fevereiro de 2021

Imunidade, entenda como funciona

Hoje, gostaria de falar sobre Imunidade.

Sempre foi um assunto muito procurado no consultório, mas desde janeiro de 2020 com o advento da Covid-19, 10 em 10 pacientes perguntam o que fazer para aumentar a sua.

Antes de mais nada, vale a explicação do que é, de fato, nosso sistema imune. A Imunidade é a capacidade de um organismo multicelular em se defender de microrganismos não reconhecidos pelo nosso corpo. E lembre-se, nosso corpo é bombardeado todos os dias por diversas substâncias que não nos pertencem.

A Imunidade tem componentes específicos e não específicos.

  • Os Não Específicos, agem como barreiras, como a pele e o intestino.
  • O componente o Especifico, compreende a vasta maioria do Sistema Imune Adaptativo que se molda a cada nova doença encontrada, e pode gerar uma imunidade especifica para aquele patógeno.

Imunidade nada mais é do que uma complexa dança entre nossos sistemas biológicos e as substâncias estranhas (patógenas ou não) que encontramos diariamente.

O Sistema Imune pode ainda ser dividido em dois: Inato e Adaptativo.

Inato, reconhece substâncias estranhas e desencadeia o processo de inflamação e fagocitose. É a primeira linha de defesa: prevê e desencadeia a inflamação e mantem a homeostasia.  É ele ainda que ativa a resposta Adaptativa.

Adaptativo, se utiliza de celular linfáticas (presentes do sangue), que são programadas para distinguir o que nos pertence do que é “de fora”. Aqui a imunidade é altamente especifica e que tem memória tanto no seu componente humoral quanto no componente mediado por células.

A Resposta Imune Adaptativa, pode ser adquirida naturalmente (por uma infecção) ou artificialmente (através de vacinação).

O Sistema Imune Adaptativo ainda pode ser dividido em ativo ou passivo.

Ativo é adquirido com a exposição ao patógeno, que leva a produção de anticorpos e passivo que é conseguido pela transferência de anticorpos ou de células T ativadas recebidos de um individuo imunizado (isso vai requerer reforços constantes).

Esses dois componentes juntos criam uma dinâmica biológica que protege o individuo.

A saúde pode ser definida como um estado físico em que o sistema imune cumpre todas as suas funções e o estado de doença é quando o sistema imune não é capaz de eliminar o inimigo.

×